data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos
Em um país polarizado pelos diferentes setores da sociedade, buscar a harmonia e a irmandade entre as pessoas é um desafio na atualidade. Na busca deste equilíbrio, foi lançada, nesta quarta-feira, a 5ª Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021. O tema desta edição é "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor" com o lema "Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade". Em Santa Maria, o lançamento da campanha foi conduzida por Dom Hélio Adelar Rubert, arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria; o pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Reinoldo Gluck Neumann; e Dom Francisco de Assis da Silva, bispo da Igreja Anglicana. Também participou o vigário geral, padre Ruben Dotto.
Santiago terá drive-thru de entrega de material escolar na sexta
Entre orações e palavras de sabedoria, conforto e união, o trio falou sobre a Campanha da Fraternidade e os desafios atuais da sociedade. Dom Hélio reiterou que a raiz da paz está no diálogo mútuo, no perdão e na compreensão:
- É preciso ouvir mais, dialogar, e compreender o próximo. Precisamos mais do que nunca construir pontes e não muros.
RS vai receber nova carga com cerca de 300 mil doses de vacina
Nesta mesma linha, o pastor Reinoldo lembra que a sociedade vive grandes divisões, e as pessoas acabam por ter atitudes inconsequentes umas com as outras. Assim, ele reforça, que a campanha chama as pessoas para o compromisso do diálogo, do respeito e da tolerância.
- Hoje as pessoas se apedrejam de todas as formas, e vemos isso nas redes sociais. Então nós, como igrejas membros do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), queremos reforçar a necessidade de as pessoas se respeitarem e se tolerarem.
Em relação à Campanha da Fraternidade, Dom Francisco ressalta que um dos grandes desafios é a construção da unidade. Para ele, a campanha é pedagógica no sentido de buscar a superação da violência, da exclusão e da superação da desigualdade:
- O espirito é construir não só no âmbito da fé, mas no âmbito da sociedade também, a unidade e a fraternidade entre as pessoas.
11 manauaras que estavam internados em Santa Maria voltam para o Amazonas
De acordo com o Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a coleta de recursos para apoio a projetos sociais relacionados à temática da campanha.
QUARESMA
A campanha é realizada todos os anos no tempo da Quaresma, que começou nesta quarta-feira, e é o período de 40 dias que antecede a Páscoa. Esta é a quinta edição ecumênica, que congrega diversas denominações cristãs com o objetivo de valorizar as riquezas em comum entre as igrejas.